Na atualidade a missão do educador é muito mais do ensinar a ler e a escrever, é ensinar a viver, sempre respeitando as individualidades de cada um, pois cada qual tem seu ritmo de aprendizagem e de desenvolvimento e convive em diferentes realidades. Nesse sentido, é importante que sejam revistos conceitos e alterados paradigmas.
E nessa realidade estamos nós, professores, preocupados, engajados em alterar a realidade de muitas crianças que chegam até nós carentes de tudo, em várias esferas (sociais, econômicas, psicológicas). Isso não quer dizer que o professor é um ser capaz de efetuar milagres, mas é responsável por gerenciar a aprendizagem do aluno, rumo ao futuro mais promissor.
O que se deve ter consciência é que a formação de qualquer indivíduo não se dá somente na escola, e não se incia na mesma. Se inicia desde os primeiros momentos de vida e acontece em diversos setores da vida. A escola então não é detentora do saber e nem é o único instrumento de aprendizagem. Assim cabe ao professor planejar momentos que envolvam aprendizagens significativas, que tragam em si objetivos que estejam ligados com a formação do indivíduo enquanto cidadão, que seja apto a tomar decisões, capaz de facilitar sua vida cotidiana nessa sociedade do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário