Segundo Wikipédia o sistema de hipertexto mais conhecido está presente na Internet, mas não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Está presente também nas Enciclopédias e Almanaques.
Historicamente de acordo com Wikipédia a ideia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) apud Wikipédia, as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia.
Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia segundo Wikipédia, eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Segundo a enciclopédia colaborativa On Lione Wikipédia o conceito de hipertexto utilizado na Web:
[...] é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia”, que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
A rede hipertextual de acordo com Web Artigos nos remete ao modo similar ao funcionamento da mente: por associações. Nós vamos de uma representação a outra ao longo da rede. As diversas mídias estão disponíveis para nós conectá-las seguindo nossa própria rota. “Mas na realidade os textos digitais com hiperlinks não nos permite traçar nossa própria rota, apenas podemos escolher que hiperlinks desejamos clicar”. Wikipédia também referencia a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação que poderá impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual.
O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita (WIKIPÉDIA).
Dessa forma, segundo Web Artigos utilizar o trabalho com hipertexto seria mais uma oportunidade que o professor teria para auxiliar o aluno no avanço da aprendizagem, além de proporcionar uma interação mais efetiva entre ambos. Assim, de acordo com Wikipédia “o hipertexto se apresenta não só como uma nova forma de produção e transmissão cultural, mas também de escrita e leitura, para se repensar alguns aspectos da própria educação”.
Referências
WEB ARTIGOS. Tecnologia - o que é hipertexto. 2011. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-hipertexto/63870/. Acesso em: 23 de outubro de 2011.
WIKIPÉDIA. Enciclopédia livre. O que é hipertexto. Disponível em: www.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. Acesso em: 23 de outubro de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário